• TV Lafaiete - A TV onde você se vêStyle

    Fundada em em 19 de setembro de 1992.Tv Lafaiete, Rádio Lafaiete on Line e Portal tvlafaiete.com.br. Como geradora em Conselheiro Lafaiete, a tv é transmitida em sinal aberto e pela NET (tv a cabo) para toda a região. Primeira emissora de televisão de Conselheiro Lafaiete e região, a Tv Lafaiete tem no seu slogan "A tv onde você se vê", seu principal diferencial.
  • TV LAFAIETE

    TV LAFAIETE, a tv da nossa região, a tv onde você se vê !
  • 1
  • 2
Siga-nos

História

TUDO COMEÇOU EM 1992...

A história da TV LAFAIETE começou em 1992. No dia 19 de setembro de 1992 , era inaugurada a primeira emissora de televisão de Lafaiete e toda a nossa região.

Dezenove de setembro de 1992. Era Inaugurada em Conselheiro Lafaiete a Associação Centro Lafaietense de Rádio e Televisão Educativa - TV LAFAIETE, primeira emissora de televisão da região central de Minas e 13ª do estado . A Iniciativa era do engenheiro Eletrônico e jornalista Silmar Lopes de Souza.

Depois de poucos meses de treinamento, alguns radialistas escolhidos lançaram-se à aventura de fazer TV, nas condições mais improváveis possíveis. . O estúdio era pequenos, o equipamento precário, mas o nascimento da TV Lafaiete foi solene. Com a presença das principais autoridades da cidade, representantes do governo do estado e diretores da Tv Minas de Belo Horizonte, às 8hs da manhã a emissora entrou no ar ao som do hino nacional e em seguida transmitiu ao vivo sua própria inauguração, seguido da transmissão também ao vivo de um desfile de escolares e militares que comemoravam o aniversário da cidade, de cuja programação, a inauguração da Tv foi um dos principais acontecimento. A seguir entrou a programação da Tv Minas que ficou durante toda a tarde no ar.

Às 19h30 foi ao ar, o primeiro telejornal do município, chamado de "Lafaiete Noticias".  Além do  resumo do desfile matinal, discurso do prefeito os destaques do primeiro telejornal foi um manifesto em homenagem ao aniversário da cidade e uma entrevista da jornalista Vânia Gonçalves com o diretor da emissora, Silmar, detalhando todas as etapas do projeto até o inicio das operações.

Mesmo sendo realizado com muito amadorismo, o primeiro telejornal  "Lafaiete Noticias" foi um dos maiores recordistas de audiência da história da TV.

NO AR NOTICIAS - Com apresentação do Professor Paulo Roberto e da Jornalista Vânia Gonçalves.

Há muitas histórias a respeito desse dia. Uma delas é que, empolgados, a equipe teria "esquecido" da cadeira da apresentadora e a solução foi "criada" por alguns amigos, dentre eles os irmãos Alex e Ivan Curtis que teriam serrado os pés de uma mesinha para que esta tivesse a altura de uma cadeira.a câmera. Outra é que, acabado o jornal, a equipe se deu conta de que não havia o que colocar no ar no dia seguinte, pois ninguém havia pensado nisso. A solução foi passar todo o domingo retransmitindo, na integra a programação da Tv Minas, que aliás chegava até os estúdios da emissora através de um link localizado em Casa Grande e tinha uma qualidade para lá de sofrível.

Já na segunda feira novos programas entraram no ar. O cultural "agenda", o musical "Video Music" e o " Lafaiete Esportes", apresentado pelo saudoso Dionísio Meireles.

O próximo passo audacioso da emissora foi em 1993, e dessa vez,  na área de dramaturgia. O autor de novelas Altair e sua esposa Lourdes, que apresentavam um programa de clipes musicais, juntamente com o ferroviário, cinegrafista, ator e tudo mais o que fosse preciso, Ronaldo Moreira Dutra, decidiram produzir uma novela. O detalhe é que tanto para as filmagens quanto para a edição existia apenas uma câmera. E assim foi feito. Reunindo "artistas da sociedade", como o farmacêutico Sebastião  Gomes Ferreira, a advogada Ana de Castro, Ronaldo Moreira e muitos outros, foi produzida a telenovela  "A arvore do Encanto". E a novela que tinha de tudo, defesa da ecologia, explosão de casa história (nada menos que a Casa Velha de Tiradentes), tiroteio na Avenida Dr. Mario Rodrigues Pereira, perseguição, utilizando viaturas policiais e muito mais, se transformou em mania na cidade, que às 19 horas parava para ver as peripécias do malvado Dr. Henrique (Tião Gomes) que queria construir uma indústria em cima da histórica gameleira da Varginha.  O ponto forte da novela era a trilha sonora: as musicas do maior grupo musical que Lafaiete já possuiu, o antológico Grupo Queluz de Minas.

Acostumados à improvisação e rapidez, devido à falta de equipamento e até mesmo de roteiro, os pioneiros não tiveram problemas em se adaptar a tudo o que acontecia. A atriz principal faltava, porque precisava estudar, a solução era seu personagem morrer. Pouco depois ela  se arrependia e queria voltar, então a solução era o heroico detetive (Ronaldo Moreira) descobrir que ela tinha escapado da morte certa...e assim foi até o fim. E o publico nem notava as mudanças que ocorriam devido a problemas do dia a dia de quem não podia se dedicar à televisão, mas que havia apaixonado por ela. E todos aprenderam muito: ator virava sonoplasta, autor dirigia, diretor entrava em cena. A TV LAFAIETE dos primeiros anos era  um laboratório e ao mesmo tempo uma verdadeira escola. Aos poucos, os programas ganharam forma: o primeiro telejornal... a primeira novela.   E aí veio a segunda. Esta mais elaborada e com mais condições técnicas.  Sob a direção de Edinho Ferreira e Lucia Farinha, em 1997 estreava, a versão local de "Marcelino Pão e Vinho". O sucesso foi tanto, que a novelinha foi transmitida em rede nacional pela antiga TVE e pela rede NGT.

Antes ainda tivemos, em 1995 o emocionante "Sonho de Natal", produzida com atores locais, mas desta vez utilizando como cenário, além de Lafaiete, a extinta vila residencial da antiga mineradora "Ferteco"  e o centro de Belo Horizonte.

De profissional mesmo, o que a Tv Lafaiete sempre teve foi a sua logomarca. Primeiro presente recebido pela emissora, nossa logo foi criada - sem que ninguém esperasse- por um de nossos maiores artistas:

O desenhistas, cartunistas e chargistas Jorginho  Ignácio , que nos surpreendeu com a canopla  do microfone já com  a logo, logo no inicio da cobertura do desfile do dia da inauguração.  Seu significado, só mesmo o Jorginho sabe, mas cada um entende o que quer: um circulo com um tubo de imagem circundado pelo "L" de Lafaiete. O poderia ser a representação das montanhas de Minas, ou ainda uma parte da senóide, que representa os sinais eletro eletrônicos...    

Mas não importa..o que realmente é importante á genialidade de seu criador e a facilidade com que ela é reconhecida imediatamente.

Outra obra do grande Jorginho, a reunião da três principais cidades da região: Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco.

Em 1998 duas grandes mudanças ocorreram na tv local. Na verdade uma nova tv surgiu. O ministério das comunicações cancelou a autorização de retransmissão da Associação Centro Lafaietense  e   concedeu o seu canal  para a Fundação Rádio e Tv Lafaiete Educativa e Cultural, já na condição de Geradora de televisão ! 

A nova TV LAFAIETE, de imediato decidiu construir um novo prédio com novas e modernas instalações para abrigar a nova geradora mineira, a     ZYA-742 - Fundação Rádio e TV LAFAIETE.  O local escolhido foi a Praça do Cristo Redentor. Local bonito, centralizado e que reunia todas as condições técnicas ideais para as transmissões.

A construção da nova sede ocorreu em tempo recorde, apenas quatro meses. No dia 8 de dezembro de 1908, uma missa celebrada pelo Padre José Maria, transmitida ao vivo, inaugurava a sede definitiva da tv.

No local foram construído vários estúdios,camarins, ilhas de edição não linear e tudo o que havia de mais moderno no mercado televisivo.

E a história da tv seguiu em frente, o  projeto de um programa de auditório ao vivo era antigo.  E para que o sonho se realizasse foi necessário a construção de um moderno auditório.

O programa "VOYAGE SPECIAL" revelou a primeira geração de atores, cantores, humoristas  e muitos artistas da região no período pós tv local e que hoje fazem sucesso pelo país..

Foram apresentados no programa grupos como o famoso Simetria do Auge, o humorista Edisio - Nerso da Caratinga- Torres, a atriz, jornalista, dançarina e ex-miss Juliana Leijoto o que diferenciava o programa de outros similares. O Voyage buscava mostrar os dons e aptidões de quem os tinha  e não o sensacionalismo e o deboche e a ridicularizarão de pessoas sem nenhuma aptidão  tão comumente exploradas na época.

Neste período a TV LAFAIETE começou também a  investir na expansão de seus sinais. Novas retransmissoras levaram a programação da emissora para a região das vertentes, através de repetidores instalados em Barbacena e São João del Rei.

A nova sede, e os novos repetidores em novas praças levaram a tv a dar inicio a um processo de mudança em sua grade de programação, tornando a mais ágil e abrangente!

 Alguns destes novos programas  tornaram-se campeões de audiência e permanência no ar:

 O Programa FUSÃO JOVEM -  era produzido e apresentado por universitários, estudantes de comunicação que colocavam no ar suas novas idéias para o que eles acreditavam ser a televisão ideal e o resultado foi surpreendentemente bom!

O MOMENTO UNIPAC  foi outro projeto bem sucedido. Através de entrevistas com professores e coordenadores de curso, o jovem universitário tomava conhecimento mais profundo da profissão escolhida, campos de trabalho, tarefas a serem desempenhadas e assim se conscientizando melhor de sua opção profissional.

TELEMILÊNIO

O sucesso da mine série "100 Limites", produzida pela Telemilênio, parceira da TV LAFAIETE em Nova Friburgo -RJ abriu um novo espaço juvenil na emissora. Com tramas, que em sua maioria, girava em torno de musicas, problemas escolares, romance e dos conflitos naturais dos adolescentes as mine séries produzidas pela Telemilênio se revezavam no horário das 19 horas, sempre com muito sucesso.

Outro  formato de programa que sempre foi sucesso na emissora,, são os telejornais institucionais. Além de ajudarem a financiar as produções da tv esses programas sempre tiveram muita audiência devido a sua boa qualidade de produção e da importância das informações relativas às empresas tanto para seus funcionários, familiares como para toda a comunidade envolvida.

Outro formato de programa de muito sucesso, são os especiais com entrevistas com astros , principalmente da musica nacional e internacional. A equipe da Tv Lafaiete sempre este presente aos grandes eventos e fez questão de fazer com nosso publico se sentisse lado a lado com o seu ídolo.

Outro grande fator de definição da programação da Tv Lafaiete foi a atenção com a criança. Programas produzidos pela emissora ou resultados de parcerias com a TV Cultura de São Paulo, sempre foram tratados com um carinho ainda maior por nossa equipe.

O especial "Natal das Crianças" foi uma das maiores e mais caras produções já realizada pela TV LAFAIETE.  Muitas crianças, um cenário fantástico e efeito super especiais para a época em que foi realizado, o ano de 2003.

Mas a cobertura da cultura, da história, e a valorização do patrimônio regional  também sempre mereceu destaque principalmente nos inter programas da emissora. 

Uma programação publica mostrando com total transparência os atos dos executivos e legislativos locais foram também incluída em nossa grade. O programa TV CÂMARA OURO BRANCO, por exemplo, há mais de dez anos está no ar, levando a cada cidadão os atos de seus eleitores, dando a cada um, por mais distante que seja, acompanhar os trabalhos, fiscalizar, cobrar e enfim: se sentir um verdadeiro cidadão e não apenas um "potencial eleitor".  A Câmara de Ouro Branco é a única na região com essa consciência social de transparência e necessidade de prestação de contas de seus atos.

As lendas urbanas  formam um patrimônio imaterial de um povo. Um dessas lendas mais conhecidas em Congonhas é a "Noiva". Numa produção da Película Digital, esta história ficou resgatada para sempre e sua apresentação foi um dos especiais mais comentados na região, quando de sua exibição!

Diante de uma realidade cada vez mais tenebrosa, onde as emissoras de tv  abertas que entrarão num ciclo de disputa por audiência onde não existe limite, a Tv Lafaiete quer ser diferente. Ela quer devolver à família o direito de sentarem juntos em uma sala para assistirem a programas sadios, culturais e de bom gosto. Cada programa de lazer elaborado pela Tv Lafaiete é analisado criteriosamente, sempre observando aética, a moral e o direito do cidadão de ter na tv, que é uma concessão publica, uma programação que o valorize e que não o agrida!

O telejornalismo sempre teve um papel preponderante em nossa programação. Em 2000, um novo formato de jornalismo foi implantado na Tv Lafaiete. Com a apresentação de Ricardo Sapia, nosso telejornalismo saiu da frieza dos estúdios e foi para as ruas dando o direito a todos de denunciarem, reclamarem, opinarem, sugerirem, em fim, participar.    Era o inicio do CIDADE AGORA, programa jornalístico de maior audiência da história da  TV.

Também as ocorrências policiais tiveram na emissora um tratamento diferenciado. O caráter dessas ocorrências são meramente informativo evitando a glamorização do criminoso, ou a transformação de atos ilícitos em espetáculos televisivos.

Em 2013 a retransmissora da Tv Lafaiete em Barbacena ganhou um novo status. Utilizando o nome REDE REAL, o canal 10 de Barbacena passou a produzir programas próprios, em seu estúdio na cidade das rosas. Programas exclusivos para Barbacena e região. O carro chefe dessa programação foi o JORNAL DAS OITO, um telejornal diário mostrando todos os acontecimentos do campo das vertentes.

A programação Barbacenense foi um sucesso. Além do telejornal, programas como o esportivo "Dezembola " e o talk show  "Além da Noticia"  conquistaram o publico da cidade e região!

A CARA  DA NOTICIA:

Que o jornalismo é o principal alvo da TV LAFAIETE ninguém tem duvida. Mas em nossa emissora ele é diferente. È ágil, é dinâmico , é imparcial em termos de de interesse pessoal, mas é opinativo! E porque não deveria ser?  Num mundo cada vez mais robotizado nosso telejornalismo é feito por pessoas! Pessoas que sentem, que pensam e com certeza, tem a sua opinião e podem livremente expressa-la!    Por isso o telejornalismo da TV LAFAIETE tem muitas caras, mas um só conceito, o do respeito à pluralidade, individualidade e democracia plena!

A  cada etapa alcançada, novas metas são projetadas.   Graças às novas tecnologias a TV LAFAIETE hoje pode ser captada em todo o planeta. Nossos sinais além de serem retransmitidos por emissoras de televisão a cabo e pela internet, por meio de tablet, smarttvs, aparelhos celulares e muitos outros dispositivos.!                 

Outa grande conquista atual da   TV  LAFAIETE foi  a parceria com a rede baiana, Tv A Cara da Bahia. Através deste convênio a programação da emissora chega agora a todo o estado da Bahia.

View the embedded image gallery online at:
http://tvlafaiete.com.br/tvlafaiete/historia#sigProIdf645e65f76